WE LIKE TO TALK SURF

SO LET'S TALK SURF
26 Abr

Pranchas de Surf para Férias de Surf no Porto

Férias de surf são sempre algo que qualquer surfista anseia, especialmente aqueles que têm o tempo limitado para surfar, nos melhores cenários, ou que vivem longe da costa. Quando a paixão existe, uns dias de folga e surf são provavelmente a melhor proposta de férias que um surfista pode ouvir.

De modo a usufruir ao máximos dos dias de surf no Porto existem algumas coisas que todos os surfistas devem ter em conta no que se refere à escolha da prancha. É crucial para tirar o máximo proveito de cada onda e assim contribuir para uma férias de surf bem divertidas no norte de Portugal.

 

Pranchas de Surf

Uma prancha deve servir o surfista. Deve atender as suas capacidades, características físicas e as ondas que surfa.

“Foam is your friend. Don’t be scared of it. A little bit of extra foam here and there is good for the soul, and your surfing.”Rob Machado

O volume é um dos pontos mais importantes a ter em consideração. Não é apenas o tamanho da prancha que dita o volume geral, mas também a largura e espessura. Quanto mais pesado é o surfista mais volume precisa debaixo dos pés. Uma prancha com pouco volume irá provavelmente afundar ou um rail irá enterrar-se na água durante uma curva.

As pranchas para os principiantes precisam de um volume extra. Isso ajudará a apanhar mais ondas e facilita a remada. Pranchas maiores oferecem mais espaço para esses surfistas coloquem os pés corretamente. O material do tipo soft é igualmente recomendado, pois o risco de queda está lá. No pain no game!

O outline de uma prancha (o desenho), o fundo, os rails (bordas) e o tipo de tail (parte inferior da prancha) são algumas das coisas que o surfista intermédio e avançado pensam no momento da escolha de um novo veículo. Também na sua durabilidade: prancha de poliuretano (PU) não são tão resistentes como as pranchas de epoxy (EPS). A sua flutuação e resposta ás condições de mar também é diferente.

Quanto mais moles, lentas e amigáveis as ondas são mais volume uma prancha necessita. O contrário também é verdade: ondas grandes requerem pranchas maiores de forma a que o surfista possa apanhar a onda no momento certo e enfrentar aquelas paredes verticais.

Condições intermédias e surfistas mais experientes podem resultar em pranchas mais pequenas – as shortboards.

A maior parte das ondas à volta do Porto são beach breaks e point breaks, com ondas mais ou menos rápidas, ocas ou mais permissivas. A praia de Matosinhos, a praia urbana do Porto, oferece ondas pequenas e amigáveis, boas para principiantes. Uma prancha com volume extra é, portanto, importante.

Espinho tem um vasto tipo de ondas : pequenas/lentas e grandes/rápidas, dependendo da época do ano. Surfistas experientes podem shortboards com mais volume nos dias pequenos, do tipo fish ou apenas um pouco mais largas e espessas. Em condições mais exigentes, uma shortboard com um pouco mais de drive, por isso menos nervosa e reativa nas curvas, pode permitir ao surfista aguentar-se melhor nos tubos. Os principiantes podem contar com condições mais favoráveis no verão, ou até ao longo de todo o ano, especialmente na praia da Baía (Espinho=.

A zona de Esmoriz tem vários surf spots- Esmoriz, Cortegaça e Maceda. As ondas são surfáveis até 1.5 metros e normalmente a escolha da melhor prancha depende do tamanho das ondas, para além de todas os factores relacionados com o próprio surfista. Nestas praias existe sempre um cantinho para os principiantes surfarem. Confere o post “Os melhores spots do norte de Portugal” para informações mais detalhadas sobre as praias e ondas na região do Porto. Para mais detalhes acerca dos surf spots em Espinho e Esmoriz podes consultar os separadores das nossas casas no nosso website, onde disponibilizamos um mapa especialmente a pensar nos nossos visitante!

 

Aqui na Watermark Surf House disponibilizamos todo o equipamento que os nossos visitantes necessitam. No entanto, alguns dos nossos hóspedes surfistas mais experientes, ou que já tentam algumas manobras, e que querem ter prancha própria pedem-nos conselhos com frequência acerca de qual a prancha ideal para eles. As suas preocupações? 1. A prancha seja adequada às suas necessidades enquanto surfista e às condições de surf; 2. Despesas de voo com prancha; 3. Preço.

Então começamos a trabalhar nisso… e estamos agora em condições de anunciar que temos a Surfactory e a BROHD surfing como parceiros, e bastante orgulhosos nisso. Estamos certos que com estas parcerias os nossos visitantes surfistas têm oportunidade de ter um serviço de qualidade, a preços atrativos.

A equipa da Surfactory coloca todo o seu conhecimento sobre as ondas locais e experiência nas suas pranchas. As suas duas marcas e modelos asseguram um leque de pranchas que se adequan na perfeição às ondas locais e às necessidades dos nossos visitantes. Os nossos hóspedes podem encomendar uma prancha antecipadamente, usufruir de um desconto amigável e receber a prancha quando estiverem aqui connosco. Fácil que chegue? Vai a “Pranchas de Surf, Acessórios e Surfwear”(separador Serviços) e confere as condições.

BROHD – Brotherwood surfing, é uma comunidade surfística e uma marca de artigos de surf de preços justos pensada para viajantes, criada por viajantes alemães. Roupa de surf, ponchos e pranchas com volume generosos, representam uma oportunidade para qualquer um poder surfar e abraçar esse estilo de vida.

Os nossos hóspedes podem agora:

  • ter uma prancha de surf que se adeqúe às condições locais, produzida por uma marca de surf local experiente;
  • ter uma prancha pensada para viajantes;
  • poupar algum dinheiro numa prancha e, pelo menos, metade dos custos de taxas de bagagem, uma vez que poderão receber a prancha aqui (Surfactory apenas).

 

Sendo assim, está tudo pronto para viajares. Por aqui apenas falta uma coisa: tu!

Surf’s up!

Watermark Surf House
AS TUAS FÉRIAS DE SURF NO PORTO

Leave a Reply